Pages

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

VAI PRA PRAIA? NÃO DEIXE DE TREINAR

Tantos benefícios fizeram com que a modalidade realizada de frente para o mar se tornasse moda em muitas cidades e se transformasse em aula fixa em várias academias, além de conquistar famosos, como Carolina Dieckmann, Fernanda Souza e os participantes do quadro Medida Certa do Fantástico, e as blogueiras Carol Buffara e Gabriela Pugliesi. Mas suar a camisa na areia exige alguns cuidados especiais, como mais hidratação, já que o calor é maior do que nas salas de ginástica, e o uso de protetor solar. Também é preciso sempre haver um plano B, pois as variações climáticas podem não permitir que o treino seja realizado no dia ou horário desejado.
Além de ser muito mais agradável, malhar nesse tipo de ambiente aumenta o gasto calórico em 20% e trabalha mais a musculatura. A maioria das pessoas pensa na praia como um lugar para descansar, tomar sol e mergulhar no mar. Mas cada vez mais gente tem enxergado nela um ótimo local para se exercitar. Quando se fala em suar a camisa na areia, o campeão de audiência é o treinamento funcional. Ele é composto por movimentos simples e naturais, como agachar, levantar, saltar, empurrar e correr, e desenvolve as atividades motoras básicas e a funcionalidade do corpo. Assim, a atividade otimiza os nossos movimentos e nos deixa mais preparados para as atividades básicas do dia a dia, além de aumentar a força, a coordenação, a flexibilidade, a velocidade, o equilíbrio, promover um grande trabalho cardiovascular e gastar muitas calorias.

Ao contrário do que acontece na musculação ou na ginástica localizada, quando um grupo muscular é exigido de maneira isolada, o treinamento funcional trabalha todo o corpo de uma vez e faz com que as nossas fibras musculares funcionem de forma mais eficaz. “Os exercícios mexem com a musculatura mais profunda e exigem muito do core, região que compreende o abdômen, os quadris e a lombar, e da postura”, conta Giulliano Esperança, personal trainer pós-graduado em fisiologia do exercício, de Rio Claro, no interior de São Paulo. “Esse tipo de atividade também trabalha os receptores sensoriais dos músculos e dos tendões, aumentando a propriocepção”, diz. Isso significa que o corpo melhora a sua localização espacial e a resposta muscular diante dos estímulos.

Outra vantagem do treinamento funcional é que ele é extremamente adaptável e pode ser utilizado de acordo com as necessidades de cada pessoa. “Dessa forma, ele pode ser feita tanto por um idoso quanto por um atleta e o resultado é muito eficaz”, afirma Esperança. Os exercícios utilizam acessórios como bolas, faixas elásticas e o TRX, tiras de nylon ligadas a um gancho e manoplas, e o peso do próprio corpo. Além disso, ele pode ser feito em qualquer lugar. Mas quem escolhe a praia leva vantagem. “O gasto calórico chega a ser 20% maior nesse tipo de ambiente e a musculatura, em especial a que estabiliza os nossos movimentos e articulações, os posteriores de perna e os paravertebrais, que são responsáveis pela estabilização da coluna junto com os abdominais, é muito mais exigida”, afirma Giulliano Esperança.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Polêmica do Whey Protein: veja a lista com os produtos reprovados no teste

Proteína euatleta (Foto: Getty Images)

Das 17 marcas envolvidas, nove se pronunciaram negando denúncias de irregularidades, pedindo contraprova ou anunciando tomada de providências.


O empresário Félix Bonfim deu o sinal de alerta. Dono de uma loja de suplementos em Londrina, Paraná, ele diz que decidiu pagar um laboratório privado para avaliar as principais marcas de Whey Protein do mercado depois de ouvir reclamações de alguns clientes. Segundo ele, a desconfiança se comprovou: dos 27 produtos avaliados, 25 apresentaram valores de proteínas ou carboidratos diferentes dos anunciados na embalagem, uma porcentagem de 92,6%.

- São produtos totalmente adulterados, que contêm porções de proteína menores do que as descritas na embalagem. Um produto com 30g, deveria conter 24g de proteína e, em algumas marcas, oferece apenas três gramas - afirmou Félix.

Vale dizer que a legislação permite uma variação de 20% para mais ou para menos nas quantidades. Ainda assim, das 28 marcas avaliadas, 15 estão fora dos parâmetros legais, o que dá 53% do total, disse o denunciante. E todas são certificadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

De posse dos laudos enviados por Félix Bonfim, o Eu Atleta entrou em contato com todas as 17 empresas cujos produtos foram analisados. Nove delas se manifestaram, contestando a forma de análise e negando as irregularidades, ou anunciando a troca dos lotes citados e fornecedores de matéria prima.

Veja abaixo os produtos que apresentaram quantidade de proteína abaixo do descrito em rótulo, e/ou quantidades de carboidrato superior ao escrito na embalagem.

* O teste não considerou todas as marcas disponíveis no mercado.


                                                                                  REPROVADOS NO TESTE
MARCAPRODUTOCARBOIDRATOPROTEÍNAEXPLICAÇÕES
X Pharma SuplementoWhey X Tremeno rótulo: 1,7g / resultado: 22,95gno rótulo: 24g/ no laudo: 3,37gA X-Pharma informa que, devido às divergências apresentadas nos laudos do lote 1084 do produto Whey Protein, está apurando os fatos para uma rápida resolução do caso. A empresa já tomou medidas eficazes e diversas modificações internas estão sendo realizadas, sendo a principal delas a troca de seu terceirizador. Por medida preventiva, e para zelar o direito do consumidor a empresa esta disponibilizando por meio do email sac@xpharmasuplementos.com.br a troca imediata do produto Whey Protein do lote 1084.
Omega Nutritition100% Whey Proteinno rótulo: 2,8g / resultado: 15,15gno rótulo: 25g / no laudo: 9,23gNão respondeu
 Pure Whey Proteinno rótulo: 2,3g / resultado: 8,75gno rótulo: 23g / no laudo: 18,10g
Body NutryBody 100% Wheyno rótulo: 2g / resultado: 16,69gno rótulo: 26g / no laudo: 11,5gNão respondeu
DNAWhey Protein 3Wno rótulo: 1,8g /resultado: 9,69gno rótulo: 23g / no laudo: 18,03gNão respondeu
 Designer Whey Proteinno rótulo: 1g / resultado: 7,28gno rótulo: 20g / no laudo: 15,6g 
SolarisExtreme Whey Protein (lote 14102)no rótulo: 1,6g / resultado: 14,38gno rótulo: 24g / no laudo: 7,97gNão respondeu
 Extreme Whey Protein (lote 15400)no rótulo: 1,6g / resultado: 10,21gno rótulo: 24g / no laudo: 16,09g 
NeonutriMuscle Whey Protein N.2no rótulo: 11g / resultado: 26,45gno rótulo: 34g / no laudo: 18,87gNão temos conhecimento da natureza ou origem dos laudos. A Neonutri é uma empresa de reconhecida qualidade, presente no mercado há 15 anos, período no qual construiu sólida reputação, pela qualidade de seus produtos, que obedecem a legislação vigente e atendem ao mais rigoroso padrão e controle de qualidade. Patrocina vários atletas, de diversas modalidades esportivas, incluindo campeões, mundiais, atletas profissionais e até mesmo atleta olímpico.
Especificamente quanto ao controle de qualidade, os produtos da Neonutri são submetidos a controle interno no curso da sua fabricação, e depois submetidos à verificação técnica independente, realizada pelo IBERPHARM LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA (www.iberpharm.com.br ), laboratório acreditado e credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
 3 Whey Protein N.2no rótulo: 2g / resultado: 15,10gno rótulo: 32g / no laudo: 21,88g 
 100% Whey Proteinno rótulo: 4g / resultado: 15,3gno rótulo: 28g / no laudo: 21,84g 
 Isolate Wheyno rótulo: 0g / resultado: 4,75gno rótulo: 55g / no laudo: 32,47g 
Pro CorpsWhey 5W Prono rótulo: 1,9g / resultado: 3,2gno rótulo: 29g / no laudo: 11,96gEsclarecemos que em virtude do ocorrido todos os produtos antes de serem colocados no mercado de consumo estão sendo enviados para análise laboratorial prévia, sendo certo que todos os laudos de todos os lotes estão sendo disponibilizados em nosso site para conhecimento prévio dos clientes e consumidores dos produtos da empresa, afim de demonstrar que a qualidade de nossos produtos são e sempre foram o nosso principal objetivo. (..) O lote atacado pelo citado laudo esta sendo recolhido do mercado para evitar qualquer prejuízo aos consumidores, que estão sendo atendidos através do SAC da empresa (sac@procorps.com.br). Vale lembrar que outro produto (Whey NO2 Pro) levado a análise pelo mesmo solicitante foi aprovado (...).
Muscle Lab.Whey Protein Concentrateno rótulo: 3g / resultado: 19,17gno rótulo: 25g/ no laudo: 7,2gInformamos que o Depto. de Qualidade da empresa já havia detectado o referido problema causado por matéria prima comprada de fornecedora brasileira, segundo laudo em nossos arquivos. Como solução e garantia de qualidade, passamos a importar "toda nossa matéria prima proteica" e aumentamos o número de análises laboratoriais sobre esse material.
Fisio NutryFisio Whey Concentradono rótulo: 0,98g / resultado: 15,01gno rótulo: 24g/ no laudo: 10,77g"Recentemente diversos laudos estão sendo divulgados na internet, por uma pessoa que está supostamente apoiada por uma empresa concorrente que visa desqualificar as empresas
atacadas, para valorizar os produtos que revende, em flagrante concorrência desleal (art. 195 da Lei 9.279. Este ação é criminosa e esta sendo investigada.(...) Não há provas que garantam a confiabilidade da maneira como foram colhidas as amostras enviadas para elaboração dos laudos, nem tampouco foi enviada contraprova para garantir o direito de defesa das empresas, como é feito pela ANVISA. (...)A Fisionutry realiza laudos periódicos para monitorar a qualidade dos produtos que oferta, e, embora sempre existam alterações de um laudo para outro, devido a variações naturais e esperadas na matéria prima, tais alterações ocorrem dentro do limite tolerável. (...)Cumprimos todas as exigências e critérios estabelecidos pela ANVISA e somos monitorados periodicamente por este órgão que até o momento não detectou nenhuma irregularidade como a informada nas redes sociais e reafirmamos que nunca foi intenção da empresa prejudicar os consumidores." 


                                 APROVADOS (APRESENTAM DIFERENÇA NA QUANTIDADE DE CARBOIDRATOS)
MARCAPRODUTOCARBOIDRATOPROTEÍNAEXPLICAÇÕES
Inovate/Muscled2Nitrowheyno rótulo: 4g / no laudo: 9,29gno rótulo: 25g / no laudo: 25,55gNão faz parte do propósito do nosso produto o apelo: Zero Carboidratos. Mas de qualquer forma, o carboidrato da formulação refere-se a aminoácidos quelados inseridos no produto, que visam a absorção imediata pelos músculos. Este é um diferencial importante do nosso produto para o desempenho dos atletas que buscam uma dieta hiperproteica. Não fugindo do propósito do produto, já que os aminoácidos formam a proteína. A informação a respeito da classificação dos aminoácidos como carboidratos pode ser comprovada junto ao laboratório que fez a análise. 
MidwayWPCno rótulo: 2g /no laudo: 4,56gno rótulo: 24g/ resultado: 22,57g(…) Quando nos laudos se apontam um teor de carboidratos acima do declarados na rotulagem temos em primeiro lugar dizer que o objetivo dos produtos é fornecer proteínas (os quais atendem ) que segundo as quantidades de carboidratos não representam mais que 1,3% da necessidade diária de consumo de uma pessoa adulta de 70 kg; terceiro, portanto de forma alguma prejudicial; quarto, dependendo dos métodos de análises pode haver variações razoáveis e por isso apresentamos laudo de outro laboratório como exemplo de comparação, mesmo assim, por favor, note que a questão principal quanto aos objetivos destes produtos é o teor de proteínas (...).
 100% Whey Advancedno rótulo: 2g / resultado: 4,03gno rótulo: 24g/   no laudo: 22,58g 
 3W Whey Protein Complexno rótulo: 1,6g /no laudo: 4gno rótulo: 25g / resultado: 23,39g 
Pro CorpsWhey N.2 Prono rótulo: 1,6g / resultado: 3,83gno rótulo: 25g/   no laudo: 23,07gEsclarecemos que em virtude do ocorrido todos os produtos antes de serem colocados no mercado de consumo estão sendo enviados para análise laboratorial prévia, sendo certo que todos os laudos de todos os lotes estão sendo disponibilizados em nosso site para conhecimento prévio dos clientes e consumidores dos produtos da empresa, afim de demonstrar que a qualidade de nossos produtos são e sempre foram o nosso principal objetivo. (..) O lote atacado pelo citado laudo esta sendo recolhido do mercado para evitar qualquer prejuízo aos consumidores, que estão sendo atendidos através do SAC da empresa (sac@procorps.com.br). Vale lembrar que outro produto (Whey NO2 Pro) levado a análise pelo mesmo solicitante foi aprovado (...).
Best BulkWhey Premiumno rótulo: 4g / resultado: 6,62gno rótulo: 24g / no laudo: 23,26gNão existe irregularidade em nosso produto, pois a legislação permite uma variação de 20% para mais ou para menos. O produto está com -2% de carboidrato, o que não altera a característica do produto> Mesmo assim, em respeito aos consumidores, refizemos a composição para  chegar o mais próximos dos valores declarado no rótulo.
Empresa Vulgo100% Whey Proteinno rótulo: 0g / resultado: 4,5gno rótulo: 27,8g / no laudo: 23,26gNão respondeu
 100% 3 Whey Proteinno rótulo: 2g / resultado: 4,63gno rótulo: 27g / no laudo: 23,04g 
NutrilatinaUltra Pure Wheyno rótulo: 1,4g / resultado: 2,97gno rótulo: 25g / no laudo: 24,75gDe acordo com o item 3.3.3 da Resolução RDC nº 360 de 23/12/2003 - Cálculo de carboidratos - o conteúdo de carboidratos é calculado como a diferença entre 100 e a soma do conteúdo de proteínas, gorduras, fibra alimentar, umidade e cinzas. Como o conteúdo de carboidratos é obtido pelo cálculo teórico (resultado da subtração dos itens analisados de 100), a pequena variação da proteína encontrada na análise realizada pela M.Cassab foi somada ao resultado de carboidratos, o que superestimou o conteúdo real de carboidratos presente no produto.
 100% Whey Portein Concentrateno rótulo: 3,5 / resultado: 5,99gno rótulo: 23g / no laudo: 21,35g 
                                 APROVADOS (DIFERENÇA ENTRE O RÓTULO E O LAUDO DO TESTE INFERIOR A 20%)
MARCAPRODUTOCARBOIDRATOPROTEÍNAEXPLICAÇÕES
Pro CorpsWhey N.2 Prono rótulo: 1,6g / resultado: 3,83gno rótulo: 25g / no laudo: 23,07gEsclarecemos que em virtude do ocorrido todos os produtos antes de serem colocados no mercado de consumo estão sendo enviados para análise laboratorial prévia, sendo certo que todos os laudos de todos os lotes estão sendo disponibilizados em nosso site para conhecimento prévio dos clientes e consumidores dos produtos da empresa, afim de demonstrar que a qualidade de nossos produtos são e sempre foram o nosso principal objetivo. (..) O lote atacado pelo citado laudo esta sendo recolhido do mercado para evitar qualquer prejuízo aos consumidores, que estão sendo atendidos através do SAC da empresa (sac@procorps.com.br). Vale lembrar que outro produto (Whey NO2 Pro) levado a análise pelo mesmo solicitante foi aprovado (...).
Supley LaboratórioTop Whey 3Wno rótulo: não informa / resultado: 0,92gno rótulo: 32g / no laudo: 33,43gNão respondeu
Growth SupplementsWhey Protein Concentrado 80%no rótulo: 3g / resultado: 1,24gno rótulo: 23g / no laudo: 20,20gNão respondeu

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

CONHEÇA A MUSA TANQUINHO

Conheça Bella Falconi, a musa do abdômen trincado do Instagram
Empresária que mora nos EUA tem 8% de gordura no corpo e é seguida na web por quase meio milhão de fãs. 'Quero ser o Deepak Chopra feminino'.


Bella Falconi posa para o EGO (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)

Gabriela Pugliese e Carol Buffara, musas de assuntos relacionados à boa forma e saúde, se espelham nela: Bella Falconi, a rainha do superabdômen tanquinho. Seu corpo, moldado em músculos que trazem apenas 8% de gordura, atrai quase meio milhão de seguidores, que se inspiram em seu exemplo.

Apesar do sucesso de Bella ser recente no Brasil, nos Estados Unidos, onde ela vive há sete anos, a mineira é diva. “Moro em Orlando, na Flórida, e há três anos, quando comecei a malhar forte, tinha sete quilos a mais de músculos. Mas achei exagerado para o meu tipo mignon e resolvei pegar mais leve para diminuir a massa", conta ela.

Bella tem 28 anos, 1m60 de altura e pesa atualmente 53kg. Nascida em Belo Horizonte, desembarcou nos EUA para estudar inglês e nunca mais voltou para o Brasil. Deixou para trás os quatro anos da faculdade de Direito.

“Sempre achei que Direito não tinha nada a ver comigo", diz ela, que foi trabalhar no Banco do Brasil em Orlando como analista de contrato de pessoas jurídicas de empréstimos. “Frequentava a academia desde os 17 anos, mas nunca fui dedicada. Quando conheci uma fisiculturista foi que tudo mudou na minha vida. Queria ter o abdômen definido como o dela e perguntei o que poderia fazer para mudar meu corpo”.


Seguindo os conselhos da atleta, na mesma noite Bella foi para a cozinha e preparou o futuro cardápio que passaria a seguir dali em diante. Alimentos ricos em grãos integrais e carnes brancas passaram a ocupar seus pratos, inclusive em marmitas até o trabalho, o que causou estranheza nos colegas. “Eles achavam muito estranho o que eu comia”.

Além da comida diferenciada - rica em carboidratos complexos como quinoa, batata doce, arroz integral, grão de bico e carnes magras -, o despertador da brasileira começou a tocar às 5h para que às 6h ela desse início ao treino na academia. “Sou contra pegar pesado nas cargas. Minha preocupação é na execução concentrada dos movimentos. Quando faço quatro apoios com tornozeleira para o bumbum ou agachamento, esqueço as pernas e me concentro em lançar toda a força para os glúteos. Seis vezes por semana faço musculação e exercício aeróbico”.

Com rotina espartana, seu abdômen dos sonhos foi conquistado em três meses. Hoje, Bella se dá ao luxo de sair da dieta para comer pizza e cheesecake duas vezes na semana. Frutas só as de pouco açúcar, como pera, maçã verde e morango. Consumidas apenas durante o dia. "Se forem comidas à noite, a frutose delas vira gordura no dia seguinte", alerta Bella, que há um ano cursa Nutrição.
Estou chocada com o padrão de corpo que o Brasil está colocando para as mulheres. As pessoas perderam a noção
Bella

Apesar de trazer 400ml de silicone nos seios, a musa fitness é contra o implante de próteses em outras partes do corpo, como bumbum e panturrilha. Tanto que Bella ainda se choca com o atual "padrão panicat” das brasileiras. “Recebo emails de meninas que me perguntam o que fazer para ter o corpo igual a de uma panicat. Eu pergunto: 'Aquelas pernas, do tamanho dessa mesa?'. Digo para elas esquecerem isso e assumirem seus corpos, trabalhando-os comalimentação e exercícios equilibrados. Estou chocada com o padrão de corpo que o Brasil está colocando para as mulheres. As pessoas perderam a noção”, lamenta.

Quando começou o processo de transformação para a barriga tanquinho, Bella notou que sua menstruação havia cessado. Segundo estudos, baixos índices de gordura corporal contribuem para a deficiência de um hormônio chamado leptina, que contribui para a ausência do ciclo. “Mas tenho acompanhamento médico e, quando quiser engravidar, aumentarei meu ganho calórico para aumentar o percentual de gordura do meu corpo.”

Com o sucesso, Bella deu adeus ao emprego no banco e hoje empresta o corpo para estampar as paredes das três lojas de suplementos da Vita Flex, que tem em socidade com o noivo, o brasileiro Ricardo Rocha, em Orlando. Sua vinda para o Brasil também foi providencial. Ela veio para o lançamento de uma linha de congelados light da marca FrozenSpa, que leva seu nome. No entanto, o sonho da brasileira é ir além. “Quero ser o Deepak Chopra (médico indiano radicado nos Estados Unidos que preza o equilíbrio entre o corpo e a mente) feminino. Mais importante do que um corpo em forma, é ele estar em equilíbrio com sua mente. Quero conscientizar as pessoas que elas têm de aceitar o seu corpo, melhorando-o com alimentação e exercícios. Nada mais”.

Bella Falconi posa para o EGO (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)


Bella Falconi (Foto: Divulgação)




















Drogas x esporte: o uso de cocaína provoca efeitos nocivos ao coração.

Estudo recente mostrou que a droga foi responsável por um quarto das internações por ataque cardíaco em pessoas com idade abaixo de 30 anos.

Cocaína cardiologia euatleta (Foto: Getty Images)
Consumo de cocaína provoca efeitos nocivos irreversíveis para o coração (Foto: Getty Images)
Cocaína é velha e conhecida, mas continua preocupante e assustadora. Ainda mais depois da morte de artistas por overdose. Extraída das folhas do arbusto da coca (erythroxylon coca) seu consumo explodiu com o crack. Seus efeitos atingem os sistemas nervoso central e periférico e causam bloqueios celulares no coração, provocando severas arritmias cardíacas. A cocaína é prontamente absorvida pela mucosa do nariz, da boca e dos tratos geniturinário, gastrointestinal e respiratório.

Os sintomas cardiovasculares, particularmente a dor no peito, são frequentes entre os usuários de cocaína que procuram os serviços de emergência. Em tais pacientes, são comuns o infarto do miocárdio, arritmias, a miocardite, dissecção e ruptura aórtica, vasculite e aneurisma de artéria coronária. O uso da cocaína é responsável por cerca de um quarto dosataques cardíacos não fatais em pessoas com idade inferior a 45 anos.
De janeiro de 2001 até dezembro de 2008, foram internados 2.752 pacientes por ataque cardíaco. Deles 56 (11,7%) usavam cocaína. Entre os pacientes menores de 30 anos de idade, 25% admitiram serem usuários e 5,5% na faixa etária 45 até 50 anos

Esse é o resultado de um estudo recente que teve como objetivo principal analisar a prevalência e evolução intra-hospitalar do ataque cardíaco (infarto do miocárdio ouangina instável) associado ao consumo decocaína. Os autores do estudo concluíram que a associação entre cocaína e ataque cardíaco tem aumentado significativamente ao longo dos últimos anos.

De janeiro de 2001 até dezembro de 2008, foram internados 2.752 pacientes por ataque cardíaco. Deles 56 (11,7%) usavam cocaína. Entre os pacientes menores de 30 anos de idade, 25% admitiram serem usuários e 5,5% na faixa etária 45 até 50 anos. Da mesma forma, a prevalência de exames de urina positivos para cocaína foi quatro vezes maior nos pacientes mais jovens (18,2 versus 4,1%).

A associação entre ataque cardíaco e o uso de cocaína foi confirmada em 24 pacientes, ou seja, aqueles que tiveram um teste de urina positivo para cocaína ou que admitiram consumo na internação tiveram maiores taxas de infarto do miocárdio e maior mortalidade intra-hospitalar (8,3 versus 0,8%). Além disso, o ataque cardíaco associado ao uso de cocaína têm maior dano cardíaco e complicações mais frequentes.

OS EFEITOS CARDIOVASCULARES DA COCAÍNA

Taquicardia que é o aumento da frequência cardíaca (pulsação), da pressão arterial e espasmo (estreitamento agudo das artérias coronárias), resultando no aumento do consumo de oxigênio pelo miocárdio e podendo levar ao infarto do miocárdio mesmo jovens, sem aterosclerose (placas de gordura obstrutivas na parede das artérias).

Aproximadamente dois terços dos infartos ocorrem em até três horas após o consumo de cocaína, variando de um minuto à quatro dias, e aproximadamente 25% ocorreram no prazo de 60 minutos.

A miocardite (lesão cardíaca do tipo inflamação do miocárdio) é um achado comum na necropsia de usuários de cocaína. O mecanismo mais provável é uma reação alérgica ou seja reação de hipersensibilidade levando à inflamação dos vasos sanguíneos (vasculite) e miocardite induzida pelo efeito tóxico da adrenalina. Embora potencialmente fatal, a miocardite pode ser totalmente reversível se for identificada no início do processo da doença.

A dilatação da estrutura do coração entre usuários de cocaína, resulta dos efeitos tóxicos diretos sobre o coração, um hiperefeito da adrenalina, induzido pela cocaína
saiba mais

Além de grave potencial de taquicardia, pode causar efeito oposto, a diminuição severa dos batimentos abaixo de 30/min, bradicardia extrema e os bloqueios elétricos do coração (aí é necessário o implante de Marca Passo artificial cardíaco).

O abuso crônico de cocaína pode produzir uma variedade de outras complicações cardíacas, como hipertrofia cardíaca patológica, a endocardite infecciosa entre os usuários por via intravenosa, diminuição da irrigação sanguínea do abdominais.

Colaborou, o Dr. Rui F. Ramos, Chefe da Unidade Coronariana do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de SP.

Atriz de 'Flor do Caribe' investe em musculação na gravidez

Janine Salles, no ar como a dançarina Lúcia da novela das 18h, trocou a corrida pela caminhada e reduziu as cargas dos aparelhos na academia.

Os sete meses de gestação e com apenas oito quilos a mais, a atriz Janine Salles, de 29 anos, é um exemplo para asgrávidas que desejam chegar ao dia mais importante de suas vidas em forma. Até pouco tempo atrás, a morena, atualmente no ar como uma dançarina na novela “Flor do Caribe”, ainda conseguia disfarçar abarriga que carrega Maria Julia.

Janine garante não haver segredo e atribui seus atuais 61kg em 1,64m à conhecida tríade alimentação saudável, prática de exercícios e drenagem linfática. Acostumada a correr e fazer musculação antes da gravidez, a atriz apenas trocou a corrida pela caminhadae diminuiu a carga dos aparelhos na academia, mantendo a frequência.

- Continuo com o mesmo ritmo de treinamento, apenas mudaram alguns exercícios e alguns pesos. Antes da gravidez, eu corria na areia ou na esteira, agora não posso fazer nenhum exercício de impacto, então só caminho ou ando de bicicleta - conta. 

O médico recomendou uma redução na intensidade dos exercícios, mas incentivou a futura mamãe a se manter ativa. A atriz acredita que a atividade física tenha sido importante para que não se sentisse tão cansada apesar do peso extra da barriga.

- Eu descobri a gravidez bem no início, conversei com o médico, que me orientou a não fazer certos exercícios, mas liberou para malhar até o final. Não me sinto mais cansada do que antes, com certeza o exercício ajudou - analisa.

Mosaico Meu treino Janine Salles (Foto: Editoria de Arte)

Janine caminha e faz musculação de três a cinco vezes por semana. Além de usar os aparelhos da academia, ela faz alguns exercícios funcionais específicos para o fortalecimento da coluna, justamente para ajudar a suportar o peso da barriga.

- A frequência dos meus treinos é a mesma, de três a cinco vezes por semana, nunca menos do que três vezes. Muitas pessoas sugeriram que eu fizesse pilates, natação ou hidroginástica, mas eu sempre fiz musculação, não teria por que parar. A minha professora, Juliana Gama, só reduziu os pesos e incluiu alguns exercícios para fortalecer a coluna.

Meu Treino Janine Salles Exercicios (Foto: Editoria de Arte)

- A Janine sempre treinou muito forte. Quando ela me disse que estava grávida, a gente optou por reduzir as cargas dos exercícios e aumentar as repetições. Muitas mulheres continuam com o treinamento forte, não há problema nisso, mas conversamos e achamos melhor reduzir a intensidade. Passamos a alternar treinos de força com treinos funcionais. Ela sempre fez exercícios que estabilizam as articulações. Para prevenir lesões, intensificamos estes exercícios passamos a fazer um treinamento postural, preparatório para coluna - explica Juliana Gama, personal de Janine.

- O exercício é essencial para uma gravidez saudável. Continuo fazendo exercícios pela saúde e para voltar ao meu peso depois do nascimento da Maria Julia. Além disso, comecei a fazer drenagem linfática, que ajuda na retenção de líquido juntamente com o exercício. Durante a gravidez, a gente retém muito líquido - revela a atriz.

Janine Salles Eu Atleta (Foto: Luma Dantas)

A alimentação da morena, que não precisou de reforço vitamínico para evitar carências nutricionais, já era equilibrada antes da gravidez e também mudou pouco. Mas, se no passado ela ocasionalmente fugia dos hábitos saudáveis, agora o corpo não aceita bem a ingestão degordura. A atriz revela que seu estômago ficou mais sensível ao que consome.

- Não tomo vitamina nenhuma, pois, de acordo com os exames, não há necessidade. Minha alimentação sempre foi boa. Mudei mais pelo fato de a gravidez alterar a digestão. Não me sinto bem depois de comer alimentos mais pesados ou gordurosos. Eu não era de comer muita gordura, comia de vez em quando. Hoje, se como, passo mal. Por isso, cortei mesmo.


Confira abaixo como é feita a alimentação diária da atriz de "Flor do Caribe":
Meu Treino Janine Salles Alimentação (Foto: Editoria de Arte)

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

NOSSO COMBUSTÍVEL PARA OS EXERCÍCIOS, VEJA COMO DEVE SER INGERIDO.

Alimentos ricos em carboidratos (Foto: Getty Images)



Modalidade, duração e intensidade das atividades físicas determinam o quanto se “queima” de cada um dos nutrientes, principais fontes de energia. Durante a atividade física, nossos músculos utilizam a energia química dos nutrientes para produzir energia mecânica ou trabalho. Este é um processo bioquímico de grande complexidade que é regulado por vários fatores de natureza enzimática e hormonal. Os nutrientes que se constituem nas principais fontes de energia durante o exercício físico são os carboidratos e as gorduras. Os músculos sempre se utilizam de uma mistura desses dois nutrientes na “queima” metabólica com oxigênio. Um dos aspectos que gera maiores controvérsias no entendimento deste processo é a relação entre o tipo, duração e intensidade dos exercícios e o quanto se “queima” de gordura ou carboidratos.

Nos exercícios de menor intensidade, quando a demanda de energia é menos significativa, a gordura predomina como combustível, ou seja, os músculos se utilizam de uma mistura mais rica em gordura como fonte de energia. Com o aumento da intensidade, por exemplo, no exercício moderado, a mistura se equilibra entre gordura e carboidratos. Nos exercícios intensos, o carboidrato predomina como fonte de energia e, caso a intensidade se torne muito elevada, o carboidrato pode se tornar o único combustível do exercício.

O que explica esta mudança de combustível utilizado pelos músculos são os mecanismos reguladores, que seguem certa lógica. Quando o exercício é leve, o prognóstico é que ele possa ter longa duração. Sendo assim, os músculos utilizam as fontes de energia que se acumulam em maior quantidade, ou seja, as gorduras. O metabolismo das gorduras é mais lento, entretanto, como a demanda de energia é menor, não existe necessidade de uma mobilização mais rápida. Na medida em que a intensidade de energia vai aumentando, na transição do exercício leve para o moderado e deste para o exercício intenso, os músculos vão desviando o combustível para o carboidrato, que tem um metabolismo mais rápido, porém apresentam reservas limitadas. Este é um dos fatores que limita a duração do exercício intenso.

Um dos efeitos do treinamento é a progressiva adaptação metabólica dos músculos, aumentando a utilização das gorduras e preservando os estoques de carboidratos. Esta adaptação possibilita aumentar a tolerância às corridas de longa duração e melhorar o desempenho. Ela proporciona também um grande benefício para os indivíduos que buscam redução de gordura corporal em programas de exercícios para perda de peso.

terça-feira, 30 de julho de 2013

UM POR TODOS!!

Invista neste treino de 15 minutos para ganhar músculos. Você só precisa de um halter!




Instruções

Faça este treino em circuito, ou seja, um exercício seguido do outro, sem descanso entre eles. Para cada movimento, execute 16 repetições (8 para cada lado do corpo). Descanse por 1 minuto depois que completar o circuito inteiro. Repita por 4 quatro vezes ou até seus 15 minutos terminarem.

15 minutos
500 calorias

Exercícios unilaterais exigem muito trabalho de seus músculos. Isso porque o corpo tende a equilibrar e estabilizar seu centro de gravidade para compensar o esforço feito apenas de um lado. Resultado: eles melhoram sua coordenação motora, definem seu abdome e intuitivamente corrigem sua postura. Mais: dão força ao tronco como um todo. “O circuito a seguir foi elaborado em um sistema chamado `alternado por seguimento¿ (um exercício para membros superiores seguido por um para inferiores) para ativar todos seus músculos”, garante Laercio Refundi, instrutor de fitness da academia Runner, em São Paulo. “A musculatura é responsável por preservar a integridade de nossa coluna, logo, além de desenvolver músculos fortes e tonificados, você também garante uma coluna saudável com apenas um halter e 15 minutos”, completa Mônica Pimenta, educadora física, sócia-fundadora do Espaço Funcional Mônica Pimenta, em São Paulo.




Exercício 1

Agachamento

Em pé, com as pernas afastadas numa largura igual à da cintura, segure um halter com a mão direita ao lado das coxas. Deixe a palma voltada para dentro. Flexione os joelhos e agache. Volte à posição inicial e repita.

O lado forte – “Este exercício é um dos melhores para fortalecimento da musculatura dos membros inferiores. Tem como bônus a ativação de todos os músculos eretores da coluna”, comenta Laercio Refundini.

Exercício 2

Desenvolvimento

Segure o halter acima do ombro com a palma voltada para o corpo e o cotovelo flexionado. Mantenha as costas retas e o abdome contraído. Deixe os ombros alinhados ao elevá-lo acima da cabeça. Segure o halter com a mão direita acima da cabeça por dois segundos, cotovelos levemente flexionados. Retorne lentamente.

O lado forte – Trabalha deltoide e tríceps, além de ativar os músculos da lombar por executa-lo unilateralmente.

Exercício 3

Afundo inverso

Segure um peso com o braço direito estendido ao lado do corpo e a palma virada para a coxa. Dê um passo largo para trás com a perna direita. Flexione os joelhos e agache até formar ângulos de 90 graus. Volte à posição inicial.

O lado forte – O movimento melhora a coordenação motora e fortalece os músculos do quadríceps . “O exercício também trabalha os eretores da coluna, ajudando a melhorar a postura”, afirma Refundi.




Exercício 4

Supino com halter

Deite em um banco e segure um halter com o braço direito estendido acima do peito. Deixe a palma voltada para dentro. Flexione o cotovelo e aproxime o peso do peito, até ele quase tocar o tronco. Retorne.

O lado forte – Desenvolve a musculatura peitoral, anterior de ombro e tríceps. Quer potencializar esse exercício? Coloque somente a parte esquerda do corpo no banco. Assim, o esforço da musculatura estabilizadora é maior e você trabalha o core.

Exercício 5

Remada inclinada

Incline o tronco para frente até que ele fique quase paralelo ao solo. Mantenha o braço estendido para baixo, a palma virada para dentro e os joelhos semiflexionados. Erga o halter até quase tocar o peito. Retorne e repita.

O lado forte – Desenvolve dorsais e auxilia na formação do shape em “V” , pois a musculatura trabalha de maneira integrada. Como bônus, ainda trabalha músculos do braço, como bíceps, tríceps e antebraço.

Exercício 6

Levantamento turco com halter


Deite com a perna esquerda dobrada, o braço direito ao lado do corpo. Segure um halter com a mão direita, a palma virada para a frente. Mantenha o braço estendido para cima na linha do ombro. Levante, empurrando o solo com a mão direita.

O lado forte – “É um movimento completo que melhora sua mobilidade, aumenta a massa magra e queima calorias”, diz David Jack, da Competitive Athlete Training Zone (EUA).